Seja bem vindo! Confira as matérias mais recentes mais abaixo rolando a página. Confira em nossos arquivos outras imagens e assuntos pela barra lateral a direita. Obrigado.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

BATMÓVEL E LINCOLN FUTURA 1:24(*)

MEUS DIAS DE GEORGE BARRIS

(*) na verdade a Revell fez o modelo na escala próxima a 1:27
foto: reprodução revista  Mini Models ano 1 num.12 2000 
Auto & Técnica - Redacta Comunicações 

Aproveitando a semana BATMAN do blog CARROS GITINHO trago hoje esta matéria.

Por volta de 1998 quando a alfa ainda era um projeto, meus trabalhos eram praticamente direcionados a encomendas de modelos e maquetes.
A procura pelo meu trabalho passou a acontecer quando absorvi o 'mercado' de 'produzir o que não existia'. Enquanto alguns modelistas se dedicavam a terceirizar a montagem de modelos industrializados de carros de competição (normalmente carros do Senna), que não eram encontráveis com facilidade por aqui, eu preferi dedicar-me a desenvolver projetos específicos conforme solicitação do cliente.
Poucos queriam saber de tentar quebrar a cabeça para fazer um AeroWillys por exemplo, preferiam montar Testarossa´s, Lotus Camel, SportProtótipos e tal. Kit´s Tamiya ja haviam tornado-se coqueluche por aqui pouco antes, nos idos de 85 mais ou menos, em que uma subsidiaria chegou a ser instalada em Taboão da Serra, município paulista.
Dentre as 'artes' que me dediquei a fazer, figurou o Batmóvel 66 - TV.

foto: reprodução revista  Mini Models ano 1 num.12 2000 
Auto & Técnica - Redacta Comunicações 


O carro do seriado de televisão havia sido produzido pelo lendário customizador americano George Barri´s,

foto: "Barris TV & MOVIE CARS"

que entre outros produziu veículo também para o seriado da Familia Monstro. Para produzir o carro do Batman, o modelo escolhido foi o então carro conceito de uma divisão da Ford: Lincoln Futura.




De posse do automóvel, Barri´s elaborou os sketch´s de como seria o Batmóvel ....



...e sua equipe começou a trabalhar naquele que seria o carro da dupla dinâmica.


foto: "Barris TV & MOVIE CARS"

Recentemente encontrei um site onde uma matéria descreve o fato de que a primeira versão do batmóvel havia sido pintada de vermelho e posteriormente azul para melhor aparecer nas filmagens. (?!). Inclusive nessa fase o carro não apresentava as modificações que o tornariam um clássico das telas. Reparem nas imagens abaixo.

modelo

Estudios

Estudios


Trarei na próxima postagem mais detalhes e mais algumas fotos e alguns links.

Para reproduzir a miniatura do carro do Batman nada mais natural do que partir do mesmo carro que dera origem. Assim, aproveitando o relançamento, na época, do Futura, que havia sido lançado originalmente em 1956 (um kit horrível no que tange a montagem). Para à aqueles que desejarem proceder a essa empreitada, trarei um tutorial em breve.


O kit apresenta-se dessa forma:

Abaixo, foto do modelo finalizado em display vendido separadamente á época. Essa configuração era aplicada por uma das lojas que procediam o pedido de encomenda.

foto: reprodução revista  Mini Models ano 1 num.12 2000 
Auto & Técnica - Redacta Comunicações 

Foto: Arquivo pessoal

próxima postagem:
Matéria
Links e créditos

5 comentários:

  1. Júlio, muito bacana a postagem. Me lembrou muito a época em que fui plastimodelista, só que eu gostava de montar aviões na escala 1/72. Cheguei a ter quase 50, mas a pintura com aerógrafo e tinta a óleo agravou a alergia de todo mundo em casa. Acabei me desfazendo dos aviões, mas guardei alguns kits especiais, no caso o de um Bell X-1 da Tamyia, um do bombardeiro Vulcan feito pela Airfix e outro de uma do ônibus espacial Columbia da Revell. Tudo 1/72. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan, também sou filho do plasti. E daí, a história é longa. Fui e sou apaixonado por aviões, e não os montava porque eram o que mais haviam para montar, mas porque realmente gostava (gosto. Recentemente iniciei no FlySimulator-PC e até fiz um console a partir de uma placa eletronica de teclado. Fiz um trotle e mais recentemente iinstalei uma alavanca de flap com microswitch com um circuitinho básico que fiz, mas ainda não tive tempo de voar com esse ultimo comando. Em stand by está um X-Plane-Mac(no Apple). Tenho 9O%dos aviões de minha infanto-juventude...que ainda vive aos 50...rs...
      Algumas mini perolas da escala escolar 1:144. Os que foram montados aguardam para restauração (retirei tinta e desmontei alguns). Entre eles um P40 que estou preparando materia para o blog.
      Há algumas dezenas de outros ainda na caixa...ainda da época do Sr.A.Kikoller.
      Como F-104, Corsair, F14 (aquele que as asas enflecham-, Mustang Tamyia, alguns escala 1:100 também da Tamyia (montei um F104 do chuck Yeager. Fiz com bareMetal... Fiz out of the box como exemplo de quando comercializava em um mini bazar. O bare metal também acaba por oxidar um pouco... Fã do F14,F15, F104,F86, F-5, F4 e do Thuderchifeld (o F100 wide wisel) que acabei nunca adquirindo assim como o F111 e os kits do tema Apolo.
      helices: P40, Thuderbolt, Spitfire, M106, P51.

      Também os comerciais tenho 'os meus' preferidos.

      O Bell X-1 e demais...sempre foram um desejo. Consegui o X-15 1/72 e uma outra versão que vinha sob a asa de um B52.
      Navios me arrependi de ter-me desfeito e fiquei apenas com um Missouri, também Revell da época, que já passou por uma recuperação que não foi satisfatória e aguarda um novo UP.
      Plasti toma um tempo...que em verdade parece cada vez menor. As vezes me impressiono como há modelistas que produzem tanto...tão rápido! Em verdade, depois que fiz do Hobby profissão... acabei por reduzir a nivel próximo do zero as produções para mim. :(

      Do Vulcan tenho uma foto cedida por um amigo, quando esse, junto com os Thunderbirds estiveram no Brasil nos idos de 70's, que o fotografou em S.Jose dos Campos.

      Pena que também não conseguir ficar com a coleção.
      abraço
      Obrigado por passar por aqui. Sempre bem vindo.

      Excluir
  2. Julio, aqui no Brasil, meu amigo Ricardo Bock, fez uma réplica deste carro para um Salão do Automóvel, apenas não lembro o ano, deve ter sido no começo da década de 1990. Mais tarde pergunto a ele.


    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui,
      Bock...grande Bock. 'Conheço' o Bock pelas palavras de um amigo em comum. E essa sempre é uma faceta melhor do que a pela midia, e não que essa o tenha desfeito ou sido leviana. Mas principalmente pelos 'causos'!rs... Não sabia dessa 'proeza' dele... bacana e passe sim informações se conseguir obte-las.
      abraço
      obrigado pela visita e participação

      Excluir
    2. Putz Julio, quando nos encontramos falamos de tanta coisa que vou esquecer!rsrs
      Ontem meso conversamos uma hora ao tel, veja tenho aqui em meu celular algumas fotos da réplica do Vanwaal que ele está fazendo, só que não consigo tirar!

      Um abraço

      Excluir

Seguidores